Google Street View Brasil

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Depois de muito trabalho, a Google lança hoje no Brasil o Google Street View.

O serviço permite no Google Maps, fazer um passeio virtual nas ruas de 51 cidades do Brasil.

É possível passear nas ruas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e em Minas Gerais cidades como Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina e Ouro Preto.

Como proceder?

Digitar o nome da rua no Google Maps e apertar Enter. Clicar no homenzinho laranja e arrastá-lo para o local indicado. Pronto, agora é só passear pela rua.

Se você possuir um óculos 3-D, clicar com o botão direito sobre a foto, escolher 3-D mode on. Pronto, você verá em 3 dimensões a sua rua escolhida.

Todos os municípios da grande São Paulo podem ser visitados virtualmente. A Google pretende disponibilizar esse passeio virtual em todas as cidades do Brasil.

Vale conferir:

Abraços!

Você acha que não acontece nada na sua biblioteca?

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pense duas vezes antes de querer um pouco de animação por aí!

***

Atirador abre fogo em universidade dos EUA e comete suicídio

Um atirador abriu fogo na biblioteca da Universidade do Texas, em Austin, nos EUA e depois cometeu suicídio, disseram a polícia e funcionários da universidade nesta terça-feira (28).

O chefe da polícia Art Acevedo disse à rede de TV NBC que o morto encontrado no local tinha sinais de ter cometido suicídio com um tiro. A polícia procura um segundo suspeito.

Segundo Rhonda Weldon, porta-voz da universidade, ninguém ficou ferido no tiroteio na biblioteca. Weldon disse que um homem com uma pistola automática abriu fogo na livraria e depois atirou em si. O tiroteio ocorreu por volta das 8h15, horário local (10h15, no horário de Brasília).

Policiais investigam o motivo do tiroteio.

***

Chupinado de um site de notícias que publicou em português antes de mim, que interrompi a tradução da CNN no meio ¬¬

Reabertura da Biblioteca do Vaticano

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Achei essa notícia ontem, mas esqueci de colocar aqui a tempo, hehe

*****

Hoje [ontem, 21/09/10] realiza-se a reabertura da Biblioteca do Vaticano. Desta forma, 150 mil manuscritos, um milhão de livros, centenas de milhares de moedas, medalhas, gravuras: são milhares os documentos que voltam a estar disponíveis para consulta dos investigadores mundiais. Dez milhões de euros de investimento em profundas obras de reabilitação acompanhadas de perto pelo Papa Bento XVI permitiram que a Biblioteca do Vaticano reabra, agora, equipada com um largo sistema de segurança que incluiu a monitorização dos livros através de “chips”. É de sublinhar que o acesso aos famosos arquivos secretos da santa Sé continua inacessível aos investigadores exteriores ao Vaticano. O transporte dos volumes para as salas de leitura foi remodelado, com a implementação de um sistema de comunicação avançado, para além do reforço da vigilância interna através de câmaras na entrada e na saída da biblioteca.

O arquivo foi amplamente remodelado, com obras que passaram pelo reforço das fundações, a climatização e o controlo da humidade, a instalação de sistemas contra o fogo e a construção de uma torre interior que contorna o acesso de escadas e elevador à caixa-forte do arquivo. A remodelação do espaço e do reforço da segurança é também sinónimo de flexibilidade para o utilizador: os investigadores podem aceder à internet através do seu computador, pela rede Wi-fi do centro de estudos ou consultar documentos fotográficos em casa, através de uma palavra-chave. A obra cumpriu os prazos de reabilitação, mas só daqui a dois anos é que a intervenção fica completa, com a abertura de uma sala onde podem ser consultadas estampas e litografias.

*****

Em geral eu não cito a fonte, mas gostei desse blog. É de uma moça portuguesa e acho que vale a pena divulgar: http://balcaodebiblioteca.blogspot.com

Até!

Brasil, Youtube e bibliotecas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Eu fui procurar algum vídeo legal pra colocar aqui e fui pro Youtube. Mandei buscar por 'biblioteca' e selecionei exibir primeiro os vídeos com mais visualizações.

Os únicos vídeos brasileiros/em português entre os 40 mais vistos foram o número 2 e o número 35. O número 2, aliás, é um desenho animado.

Ninguém liga muito pra bibliotecas por aqui, né? [uau, fantástica percepção...]

Reparem na quantidade de vídeos em espanhol, provavelmente dos nossos vizinhos hermanos.

Uma pena. Pra nós.

Mídias Sociais

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aê turminha (principalmente a Laura, que é 1/3 dos frequentadores daqui):

Quando eu fui pro RJ pra um treinamento do SEER, conheci um grupo de garotas. Seguindo-as no twitter, fiquei sabendo que uma delas faz parte de um livro sobre Mídias Sociais que está disponível para visualização e download. O artigo dela é o primeiro.

Ela parece ser extremamente competente (caso interesse, sigam @MissMoura), e é o assunto da moda :)

E-book AQUI

Olhem isso!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010


Bom... Não sei onde foi, quando foi, de onde veio ou quem é o responsável. Mas é uma imagem fantástica.

Se alguém souber mais detalhes sobre isso, compartilhe!

Nova tecnologia consegue copiar um livro de 170 páginas em um minuto!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mais uma notícia que eu roubei por aí:

===

Dispositivo consegue escanear um livro enquanto as páginas são viradas. Previsão é que o protótipo fique pronto em dois anos.

Pesquisadores japoneses divulgaram nesta sexta-feira (10) que estão desenvolvendo uma tecnologia que consegue escanear um livro enquanto as páginas são viradas rapidamente pelo leitor.

O protótipo de escaner capaz de digitalizar um livro de 170 páginas em um minuto estará pronto dentro de dois anos, prevê o pesquisador que dirige a equipe da Universidade de Tóquio responsável pelo desenvolvimento desse aparelho, Yoshihiro Watanabe. O escaner funcionará com câmeras capazes de tirar até 500 fotos por segundo.

"Consideramos que se trata do sistema de escaner mais veloz do mundo, pelo menos levando em conta as tecnologias difundidas publicamente até agora. Estamos trabalhando com a possibilidade de usar robôs para que virem as páginas automaticamente e com mais concisão", afirmou.

Para não haver distorção enquanto as páginas são viradas, o sistema é ajustado medindo formas em três dimensões. Assim, as imagens podem ser eletronicamente transformadas para parecem como o original.

A nova tecnologia foi desenvolvida enquanto empresas de impressão japonesas visam o mercado de e-books, que podem ser lidos com o uso de aparelhos como o iPad, da Apple, e o Kindle, da Amazon.

Confira como a tecnologia funciona AQUI