Cultura e Bibliotecas no Acre

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

por Carlos Gomes - FHDSS Franca

    Saudações a todos! Durante minha ultima semana de férias da biblioteca de Franca, tive o imenso prazer de participar e apoiar as assembléias setoriais de cultura do Acre e conhecer uma das mais lindas bibliotecas municipais do Brasil.
    A biblioteca municipal de Rio Branco possui um acervo modesto, porém sua estrutura permite a interação do povo com uma harmonia grandiosa. Desde ao acervo de livros didáticos e literatura, a biblioteca conta com uma área exclusiva para HQs e um andar dedicado as crianças, com atividades, brinquedos e um acervo de ótima qualidade.
    Além disso a biblioteca oferece sessões de cinema diárias, tendo o domingo dedicado a filmes infantis, e um dia da semana somente com filmes nacionais.
    Interessante também é a área de estudos, onde os estudantes contam com um quadro branco para anotações e também do acesso wifi que cobre todo o estado pelo projeto Floresta Digital, que tem cerca de 20 terminais de acesso aberto a internet, todos utilizando software livre; além do sistema de empréstimos e catalogação também ser uma plataforma open source, poupando do governo do estado uma quantia considerável de recursos, estes muito bem direcionados para a estrutura da biblioteca.

Algumas fotos da biblioteca municipal:


    Em Rio Branco há também a biblioteca da floresta, que concentra um acervo direcionado a cultura Amazônica, contando com um observatório estelar e um pequeno museu de artigos indígenas e dos seringais. Muito interessante a decoração e mobiliária da biblioteca, toda em madeira certificada e repleta de sementes e produtos amazônicos.



    Como um dos projetos pilotos do Brasil utilizando o sistema de video-conferência para as assembléias setoriais de cultura, o Acre permitiu que cidades no interior da floresta pudessem participar das conferências em tempo real, opinando e discutindo as diretrizes das propostas que serão encaminhadas para a Assembléia Nacional de Cultura onde todos os estados brasileiros enviarão seus representantes. Um exemplo prático do que a internet e as ferramentas que ela permite podem sim serem utilizadas para a inclusão não somente digital, mas social e econômica da palavra e opinião de todos os povos brasileiros principalmente os que não tem condições de visitar a capital, visto que no inverno amazônico o único transporte viável é o aéreo.
    No Acre em especial as assembléias foram as seguintes: Patrimônio Cultural, Música, Teatro e Circo, Dança, Audiovisual, Culturas Populares, Livro e leitura (onde foram discutidas as diretrizes do PNLL - Programa Nacional do Livro e Leitura), Culturas Afro-Brasileiras e Ayahuasqueiras, Culturas Indígenas e Artes Plásticas.
    Em paralelo as assembléias setoriais, também aconteceram as transmissões do observatório fora do eixo, com a palestra no sebrae sobre a formalização de coletivos, e a palestra do grupo da Fundação Elias Mansur sobre a integração de coletivos com fundações e os aspectos destas relações estado - sociedade civil.
    Este exemplo de video conferência foi uma das experiências da exportação de tecnologia dos coletivos de cultura para o estado, que fatalmente acontecerá com muita frequência.

5 comentários

Laura Pimentel disse...

É... eu sempre confiei em vc, fofy!

Parabéns!!

Só fiquei meio preocupada pela viagem, mas ainda bem que já está de volta pra 'galera'... hahahahaha

Agora falta o post sobre '+Cultura' (UdJC).

Se vc não postar... posto eu!! E com as fotos!

5 de fevereiro de 2010 às 12:31
Flavio Alves disse...

Show de bola estas biblioeca do Acre hein!

E eu que pensava que o acre nem existia! rsrs

5 de fevereiro de 2010 às 21:51

Um lugar desses só "existe" mesmo no Acre né...

8 de fevereiro de 2010 às 11:35
Cristina Santos disse...

Maravilhoso o seu trabalho! Acho que você está no lugar errado...:)

18 de fevereiro de 2010 às 15:55
Laura Pimentel disse...

Concordo com a Cristina. iiiTorreeeeees, tú es da 'guerrilha' muchacho!!!
iiRenacimiento cultural está en nuestra sangre!! iFelicitaciones por su hermoso trabajo! \o/

24 de fevereiro de 2010 às 23:23

Postar um comentário