12 de Março: Dia do Bibliotecário! =D

quinta-feira, 11 de março de 2010

O Dia do Bibliotecário, no Brasil, é comemorado em 12 de março em homenagem a Manuel Bastos Tigre (nascido em 12 de março de 1882). Figura de múltiplos talentos e profissões formou-se engenheiro, mas também exerceu ocupações como jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário e, especialmente, bibliotecário. É considerado o primeiro bibliotecário por concurso no Brasil, atuando no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

O Decreto Federal nº 84.631, de 09/04/1980, assinado pelo então presidente da República João Figueiredo, instituiu, além do Dia do Bibliotecário, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (de 3 a 29 de outubro).

Sua imagem, geralmente, é associada aos livros e às bibliotecas tradicionais, atribuição que por muito tempo se fez única realmente. Da Renascença (na época da criação da tipografia) até meados do século XIX, o bibliotecário quase sempre era um erudito ou um escritor que cuidava dos acervos, à procura de paz para realizar sua obra. A partir de meados do século XIX, sentiu-se a necessidade de haver um profissional com formação especializada e técnica, pois se reconheceu que era uma profissão socialmente indispensável.

Símbolos da Profissão
A lâmpada de Aladim, que representa desde a antiguidade a incessante vigília e a atividade intelectual, e o livro aberto, que significa o oferecimento da educação e da cultura.
A pedra do profissional é a ametista, uma pedra preciosa de cor violeta. É uma variedade de quartzo, encontrada no Brasil, Uruguai, Sibéria e no Ceilão. Clássica pedra da amizade, reforça a memória, protege da alucinação e defende contra a embriaguez (profundo isso, não???!!!).

Dia do Bibliotecário em outros países latino-americanos:
Argentina: 13 de setembro
Bolívia: 23 de julho
Chile: 10 de julho
Colômbia: 23 de abril
Costa Rica: 19 de março
El Salvador: 25 de maio
Equador: 21 de fevereiro
Panamá: 23 de abril
México: 20 de julho
Nicarágua: 13 de setembro
Paraguai: 16 de outubro
Peru: 14 de novembro
Porto Rico: 22 de julho
República Dominicana: 22 de julho
Uruguai: 26 de maio
Venezuela: 27 de julho

Existe uma galera nova que são os chamados 'Bibhi-techários' (qualquer semelhança não é mera coincidência). Aqueles que utilizam as famosas 'TICs' (Tecnologias de Informação e Comunicação) para disseminar a Informação tornando-a possível ao modo hi-tech de ser, que prima pela 'eficiência-eficácia' através destes canais e abraça o século XXI com suas sua evoluções transformando-os em mais um meio de propagar conhecimento.

NÃO PODEMOS ESQUECER DE TODOS AQUELES QUE FAZEM PARTE DA MEDIAÇÃO ENTRE USUÁRIO E INFORMAÇÃO, SEJA ELE UM BIBLIOTECÁRIO OU NÃO.

Deixo este post compartilhando o Dia do Bibliotecário com todos os meus colegas da Rede Unesp. Sim, eu não sou arrogante ou mesmo viveria de hipocrisia para escrever palavras se estas fossem vazias. Todos nós somos profissionais da área de Informação e merecemos! Bibliotecários, Assistentes em Doc. Info e Pesq., e sem me esquecer (claro) dos Assistentes em Informática que trabalham nas bibliotecas da Rede, que também vale a ressalva, pois trabalhamos de forma colaborativa e todos precisamos uns dos outros (queiram ou não).

Um abraço para todos!

FELIZ DIA DO BIBLIOTECÁRIO!! (Yeah =D)

1 comment

Laura Pimentel disse...

Alguns dizem que somos chatos, metódicos e metidos. Outros dizem que somos simpáticos, solícitos e até mesmo sexys! A verdade é que, independente das características pessoais, temos como missão levar o conhecimento às pessoas e não há missão mais louvável que essa!

Eu sou do segundo grupo (desculpem!), pq se não sou chata, metódica e nem metida... hahahahaha sobrou ser solícita, simpática e sexy!!! (ui!) eheheheh

12 de março de 2010 às 12:47

Postar um comentário