O blog como agente de comunicação corporativa

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um blog é mais comunicativo do que muitos informativos enviados por e-mail para clientes. Embora bastante estigmatizada como diário virtual, o blog é uma revolução muito maior do que parece. Publicação simples e rápida à disposição de um usuário sem grandes conhecimentos técnicos: essa é a revolução!!

No mundo corporativo, a experiência profissional é valorizada ao ponto de ser diferencial para seleção de recursos humanos. Ao contar uma experiência, o contador inevitavelmente organiza uma linha de raciocínio para entender como chegou àquele ponto. Somada à visão pessoal, a história ganha contornos únicos, que nem mesmo seu autor consegue repetir da mesma maneira.

O conceito de blog como existe hoje só se formatou desta maneira com essa perda de função gerada pelos buscadores. Foi só neste momento que se percebeu que aquela coletânea de websites não era o principal uso daquele método de publicação. A facilidade de catalogação e publicação dos weblogs só foi possível graças a um sistema de publicação simples, que permitia a uma pessoa que não tivesse grandes conhecimentos sobre linguagem HTML publicar aquele determinado conteúdo.

A revolução proposta pelos blogs foi justamente a facilidade e rapidez com que esta ferramenta permite a publicação de qualquer conteúdo na internet, sem qualquer conhecimento técnico. Esta possibilidade de divulgação de idéias para todo e qualquer cidadão que tenha a seu dispor uma conexão com a Internet democratizou a publicação de conteúdos.
 
Em termos empresariais, esta é uma relação que muda a forma que as empresas são vistas. O Google foi um dos primeiros a experimentar esse novo modo de comunicação empresarial. O blog do Google foi muito parecido com o que se viu nos primeiros blogs corporativos: uma maneira de os funcionários, essencialmente desenvolvedores, contarem a experiência de trabalho, as tendências de desenvolvimento, as novidades da empresa e as dificuldades na resolução dos problemas.

Esta primeira onda de blogs corporativos se manteve principalmente entre as empresas de tecnologia, como a Microsoft, que adotou o mesmo sistema: desenvolvedores contavam as novidades da empresa, dos produtos e serviços. Mas todas estas informações aparecem através de uma visão mais humana, pessoal. Um blog corporativo não é a assessoria de imprensa. A visão pessoal traz não só a parte oficial, somente com acertos da empresa. Traz comentários e reflexões sobre os problemas corporativos. É o exemplo do blog de Jonathan Schwartz, presidente da Sun. A visão pessoal dele sobre os acertos e os erros da empresa são uma forma de reflexão sobre os fatos.
 
Informação pesada, comunicação ágil
O fato de uma pessoa importante na hierarquia da empresa escrever sobre os problemas enfrentados pela corporação incentiva a participação dos demais funcionários, os comentários internos, a discussão de idéias. Incentiva os colaboradores a entrar mais a fundo nas questões da empresa, e cria no cliente a sensação de que existe uma preocupação em melhorar sempre. Além disso, o conteúdo publicado transmite os valores da empresa, seus ideais e sua metodologia de trabalho – o que torna o blog uma ferramenta poderosa de marketing.
 
O conceito de blog corporativo tem ainda outra face. As áreas de conhecimento abordadas por uma empresa podem se tornar temas para discussão nos blogs. Com o conhecimento prático das expertises da empresa, os temas podem ser amplamente mostrados, com opiniões sobre o que está acontecendo de importante naquela área. Desta forma, a empresa finca bandeira na sua área de atuação com autoridade ao mostrar que conhece e discute o assunto. A constante atualização e discussão das novas idéias da área produzem um saudável ambiente de produção de conhecimento a partir de experiências.
 
O uso do blog corporativo tem diversas aplicações dentro da empresa. Não só é uma estratégia de marketing, como de divulgação dos valores da empresa e de interação entre os funcionários e o público. O blog torna-se um canal muito mais interessante de conhecimento da empresa, gera conhecimento com as experiências e discussão, a partir das idéias pessoais de cada um. O blog dá um rosto à empresa, cria vínculos, mostra aonde a empresa quer chegar. Transmite credibilidade a partir das discussões sobre os erros e cria a sensação de segurança com as informações sobre a empresa, por saber que é uma fonte de informação segura.

Em meio à democratização de publicação e divulgação de informação causada pela internet, o blog é um dos destaques. Os grandes acontecimentos não fogem da interferência dos blogs.
 
 
Trechos do artigo: LOBO, F. O blog como agente de comunicação corporativa. Disponível em: http://www.terraforum.com.br/biblioteca/Documents/O%20blog%20como%20agente%20de%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20corporativa.pdf

0 comments

Postar um comentário